.post a img, .post img { width: 695px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

31 agosto 2018

Como ter um dia mais produtivo

Photo by Slava Keyzman on Unsplash
Desde que minhas aulas iniciaram, e a minha produção pro blog aumentou, tive que parar de procrastinar e ter dias mais produtivos, tornar leve todo o cansaço diário e conseguir uma organização que tivesse um efeito maior no meu dia-a-dia. Foi por isso que as publicações aqui no blog foram mais longas e menos dicas foram ao ar. Mas agora que consegui parar de procrastinar e tinha dado uma folga para a minha saúde maior, vou ajudar-te a manter seu ritmo de produção enquanto houver criatividade. 

Entrando neste processo produtivo, descobri que a mudança só acontece realmente se mudarmos os nossos hábitos. Assim o efeito é maior e com uma consistência maior no seu cotidiano.

Mude seus hábitos

Eu odeio criar rotinas, por isso fico intercalando entre escrever pro meu blog, pro Nation Pop ou redigir/diagramar o livro. E as vezes, quando vejo que está tudo em ordem, decido me dar um descanso e ficar o dia inteiro ouvindo músicas. Mudar os seus hábitos diários pode sim trazer uma maior produtividade, pois quando publiquei todos os dias, os textos acabavam sendo mais curtos e resumidos se fossem comparados com os que normalmente iam periodicamente ao ar, porque levavam mais tempo sendo produzidos e revisados.

Quando vejo uma dica sobre a mudança de rotina, normalmente ela diz sobre frequentar novos lugares em um período maior, você pode fazer isso, mas também pode modificar aquilo que realmente está no seu cotidiano. Como por exemplo, recentemente eu passei a usar o Google Chrome como meu principal navegador, alterei o tamanho da fonte para melhorar a visibilidade e deixei a fonte mais curvada. O resultado pôde ter sido mais notado, tenho mais ânimo para escrever e produzir conteúdos, a rapidez do navegador também me deixou mais entusiasmado e a fonte melhorou a minha perspectiva sobre o conteúdo estar o não num tamanho apropriado para uma boa leitura.

Mudar os hábitos, para mim, não quer dizer automaticamente sobre o que você precisa ou não fazer diariamente para poder aumentar a sua criatividade e produtividade, mas mudar exatamente a maneira que você melhora e identificar os erros que dificultam a sua produção, e consequentemente traz um desanimo maior para produzir, mesmo que a criatividade esteja alta.

Organize-se em metas 

Uma coisa que nunca tive muita admiração é a cobrança própria para realizar algo em um período de tempo. Hoje, depois de tanto tempo, passei a fazer isso da maneira correta e tive um resultado brusco. Uso o Google Keep para deixar visível todas as minhas ideias de conteúdos que podem ser produzidas algum dia, ou não. Também posso ter uma ideia dos quais já foram ao ar e poder dar continuidade ao assunto, abordando por um outro lado, com outra perspectiva.

Depois de fazer isso em um final de semana, não perco mais tempo em frente ao monitor me perguntando sobre qual conteúdo fiquei pensando a tarde inteira e na hora de pôr para fora: não saiu absolutamente nada! Em diversas dicas mencionei sobre estar sempre acompanhando de algum bloco de notas ou caderno de ideias para poder tornar a produção algo mais rápido e divertido, após padronizar a minha organização, passei a anotar as minhas ideias no meu caderno também e isso resultou na escritura de uns dos capítulos de meu livro, uma publicação pro blog e todos os tópicos que poderia fazer parte de um possível projeto.

Mas como não gosto de cobranças excessivas, os conteúdos só foram escritos em situações bem naturais, como por exemplo: horário vago ou uma aula que estava entediante, alguns minutos antes de ir para casa ou uma rápida conversa com alguns colegas que acabaram me dando alguma criatividade.

Encontre o seu horário criativo

Quando observamos os nossos hábitos completamente, percebemos os momentos em que a nossa criatividade mais age, floresce. Também foi um dos pontos que prestei bastante atenção e tive bons resultados. Focar no que está acontecendo para que a sua criatividade surja instantaneamente pode ajudar-te a repetir diversas vezes o acontecido para que tudo se repita e outros sentimentos e conteúdos surjam dentro deste espaço de tempo.

Pode ser um dia com os amigos, ou o aproveitamento dos minutos que passa sozinho em algum lugar público, observando as pessoas ou entrando em rodas de conversas para fazer novos amigos. Aproveitar os momentos também se tornam horários criativos que dão origem a novos sentimentos que consequentemente, se tornaram conteúdos diversos aqui no blog. Manter um blog frequentemente atualizado não quer dizer manter-se de frente a um monitor, viver fora da internet também é uma maneira de criar conteúdo e gerar novas experiências para serem compartilhadas, conhecer pessoas para aprender a trabalhar com o público - como é o meu caso, e ter possíveis novos aprendizados para a vida. 

14 comentários:

  1. Meu horário criativo é tarde da noite huaha sou uma pessoa noturna e mil ideias surgem assim que escurece! Durmo com um caderninho do lado da cama, assim, sempre que uma ideia aparece, anoto rapidamente antes de esquecê-la!
    te indiquei aquii
    https://bruna-morgan.blogspot.com/2018/08/sunshine-blogger-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive grandes surtos criativos a noite e também na madrugada, isso me deixava muito ansioso para dormir e acabava perdendo altos números de sono pensando em dormir. Mas hoje o meu horário criativo acontece de vez em quando, consigo produzir quando dou de cara com uma situação de falta de atualização do blog ou quando estou muito animado com um conteúdo.

      Muito obrigado, irei responder assim que possível.
      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. Que bom que você tem conseguido conciliar tudo isso.
    Bom final de semana!


    Jovem Jornalista

    Fanpage

    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Emerson! Realmente estava sendo muito difícil colocar tudo em ordem.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  3. Gostei bastante das dicas , confesso que eu estava precisando de uma postagem assim , ando bastante desorganizada e não to tendo mais tempo pra atualizar o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estelar, que bom que pude te ajudar de alguma maneira, espero que coloque em prática e volte aqui para me contar os resultados.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  4. Oii, Deivy. Até semana passada eu trabalhava apenas um período e já era difícil conciliar todos os compromissos e o blog, agora que comecei a trabalhar pela manhã está mais complicado ainda. Por isso, ter metas e organização tem sido essencial. Ótimo post.

    http://larydilua.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, muito obrigado. Entendo a interrupção do seu dia, isso realmente dificulta bastante quando as coias mudam de repente. Mas o que pode fazer agora é 'reconciliar os seus compromissos', colocar as coisas em ordem a partir do horário em que pode se dedicar ao blog e seus projetos, excluindo o seu período de trabalho como parte do dia. Isso pode ajudar.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  5. Oi Deivy1 Isso de encontrar o seu horário criativo é bacana demais. Eu, por exemplo, funciono MUITO melhor de manhã e à tarde para produzir conteúdo e acabo dedicando mais as noites para outras atividades. Já tentei trocar esses horários e foi péssimo, bem pouco produtivo. O negócio é experimentar e ver o que funciona melhor pra você! Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Realmente, testar as oportunidades é sempre bom e pode trazer grandes benefícios a criatividade e ao autoconhecimento. Eu funciono grandiosamente a qualquer momento, já não preciso mais me forçar a produzir, mas tem dias que a procrastinação se faz presente junto ao cansaço e prefiro me acalmar e deixar as coisas fluírem.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  6. Eu estou tentando me reorganizar nos horários desde que as aulas da faculdade voltaram. Uma hora chego lá rs
    Adorei o post viu? ♥

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizzie
      Muito obrigado, espero que consiga reestruturar o seu horário cotidiano para poder botar seus projetos em dia.

      Beijos do Deivy!

      Excluir