.post a img, .post img { width: 695px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

01 dezembro 2018

Como acalmar a ansiedade diária

© Fernando
É difícil querer fazer tudo e ao mesmo tempo não ter disposição para realizar, ou pensar no futuro e decepcionar-se por não sentir a sua capacidade aflorada naquele momento - talvez em todos os momentos que parou por um tempo durante toda a correria diária para poder refletir e pensar um pouco, e de repente, esses pensamentos caíram na sua cabeça. Não irei mentir, também passo por grandes surtos que ansiedade que desejo mudar totalmente o rumo da minha vida, em alguns momentos a minha ansiedade me convence que tudo está completamente na merda e não haverá solução, numa grande tentativa de me sabotar completamente.

Apesar de ter quebrado diversos ritos de autocobrança, a minha ansiedade ainda é muito alta quando sinto a necessidade de produzir muitos conteúdos, recuperar a minha alta produtividade e criatividade momentânea.

Leitura é um bom começo

Esse ano me trouxe muitas surpresas. Uma delas foi o vício diário pela leitura, inclusive criei uma estante das minhas leituras atuais e já passadas - com nota e tudo. E de fato, começar a ler me trouxe uma criatividade de maior qualidade para produzir conteúdos mais úteis e diversificados, o que preciso melhorar agora é a procrastinação (pretendo, em breve!). Apesar de não ter sido fã da literatura um tempo atrás, mesmo gostando muito de escrever, a necessidade de leitura veio ao começar a estudar sobre marketing e outros para poder melhorar o blog. Comecei com jornais virtuais, portais, notícias, sites e outros blogs de amigos que admiro muito, daí comecei a ler os livros com mais intensidade e quantidade - hoje faço até resenhas aqui no blog e pretendo continuar com muitas outras leituras e resenhas por aqui. Só o fato de me deixar parado, refletindo sobre uma história e imaginando os acontecimentos melhoram completamente o meu dia e consigo centrar o meu pensamento  e isso diminui e muito a minha ansiedade.

Centralizar o pensamento em algo

Pode ser difícil, na teoria. Mas a prática é muito melhor. Normalmente acabo me perdendo em meio a tantos pensamento que passam pela minha cabeça - todos me fazem procrastinar, mas em meio a tanta loucura acabo sem saber ao certo o que fazer ou se posso fazer algo para me ajudar, na maioria das vezes nem encontramos uma solução óbvia numa crise de ansiedade, e quando posso, foco em uma outra coisa, vou para um outro local, bebo um copo d'água ou simplesmente concentro meu olhar. Você só precisa fazer com que a sua mente pare de pensar em tantas coisas ao mesmo tempo - eu não sou especialista no assunto, mas se puder, vá o mais rápido a um psicologo para poder resolver as suas questões.

Um tempo para você 

Todos querem o blog perfeito. O conteúdo bem produzido. O nome mais badalado. O perfil mais bem acessado, mas parar um pouco para cuidar de ti e da sua saúde mental é sempre necessário. Um momento para dedicar ao autoconhecimento é sempre bom, descobrir a sua música favorita, o seu filme mais romântico, a pessoa que acelera e acalenta o seu coração, o que mais gosta de fazer/comer, ou tentar algo muito novo para ti. Sair do cotidiano e quebrar rotina pode trazer um grande alívio nas costas, e experiências momentâneas são sempre boas né? A minha quebra de rotina continua na mesma, as vezes aproveito a vinda e a volta do colégio para espairecer a mente.

Uma playlist faz bem pra alma

A música sempre cura a dor, e aumenta a felicidade. Sempre bom conhecer novas músicas e melódias quando passa por uma sessão de sentimentos sem muita noção do porquê está acontecendo. O Spotify, possui playlists incríveis para relaxar (e isso não é um merchandise, infelizmente!), muitas delas ligadas ao relaxamento, produtividade e coração partido (vai que né?!). Ou, você pode depositar esse tempo de tristeza e agitação para montar as suas próprias coleções musicais, creio que vai ficar incrível.

O que você faz nos dias de ansiedade?

4 comentários:

  1. Que dicas valiosas! Eu ainda preciso aprender a focar mais em mim, quando tenho crise eu consigo lidar, consigo mesmo. Porém, ainda me falta foco em querer cuidar mais de mim, de dar a volta por cima. Por exemplo, eu tive poucas crises esse ano, mas não fiz nada assim para mim, de fato...isso é algo que quero melhorar ano que vem.

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila

      Olha, focar em si é um das melhores coisas que pode fazer, sabe... praticar o autoconhecimento e saber mais dos seus gostos, desejos e sonhos. Espero que consiga alcançar a sua meta.

      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. Eu não sofro de ansiedade, mas por um ou outro motivo todos nós acabamos por ter dias menos bons... E gostei muito das dicas, porque é exactamente o que faço para melhorar esses dias. Uma coisa que me ajuda a manter o pensamento centrado é viver / estar num espaço arrumado - por isso tiro um tempo para arrumar seja a casa, o meu armário, a minha bancada de trabalho, qualquer coisa que possa estar mais desorganizada e que acaba por influenciar o meu pensamento.

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mó

      Sei bem como é, as vezes fica muito difícil lidar com todo peso da vida cotidiana. Mas fico feliz por encontrar algo que te deixe mais leve, eu prefiro a escrita, mas durante a crise de ansiedade não consigo pensar em nada e isso acaba me impedindo de livrar-me dela com mais rapidez.

      Beijos do Deivy!

      Excluir