.post a img, .post img { width: 750px; height: auto; padding: 0; margin: 0px -40px 0px -40px; border: none; } -->

02 fevereiro 2019

Como empreender com o seu blog

É normal, e até esperado, que a visibilidade que conquistamos dentro da internet nos abra oportunidades gigantescas para o mundo á fora. Um desses caminhos vem sendo uma das alternativas mais populares para quem produz conteúdo para internet, tem especialidades relacionadas as redes sociais ou conseguiu bons números dentro do Instagram, mantendo um nível considerado muito bom em interação com os seus seguidores - tudo isso e muito mais é uma porta para abrir um empreendedorismo digital, e desde que comecei a me envolver com esse mundo, o blog foi fundamental para completar o que faltava em todo projeto e também o ponto de partida da visibilidade que a minha futura empresa teria. É por isso que a maioria das lojas e empresas digitais possuem uma aba dedicada especialmente para um blog interno.

Durante um tempo, a blogosfera ficou discutindo o termo 'ramo digital', que se referia a possibilidade de pôr um negócio para funcionar no digital e transforma-lo numa categoria ou tendência à ser seguida por empresários. Muitos rejeitaram e até enxergaram problemas no termo, mas foi questão de tempo para entenderem o que há por trás. Hoje, mesmo não utilizando tanto o mesmo, as pessoas se referem ao digital como uma categoria de negócio e uma oportunidade de iniciar o mesmo - e não está errado. Caso queira empreender dentro da blogosfera, posso te ensinar algumas coisas básicas (ou nem tão básicas assim!).

1. Saiba o que está fazendo

É comum ver dicas onde recomendam você à ter um propósito em mente, e isso é correto, mas também deve ter em mente sobre o que está fazendo dentro da internet para conquistar o seu espaço. Se tem uma coisa que as pessoas estão querendo que as empresas mantenham sempre e cada vez mais é a coerência, por isso, levar a sua imagem à empresa que está desenvolvendo pode ser uma boa ideia para dar-lhe nome, visibilidade e credibilidade. Também, mantenha sempre o conhecimento e os estudos ativos sobre sua área, inovar sempre é uma boa ideia. Importante manter sempre uma boa interpretação e visão sobre os passos que já deu, e pretende dar futuramente. 

2. Todos têm limites 

Não adianta querer trabalhar 12h por dia achando que assim fará o seu negócio dar certo. Não funciona desta maneira. Desde que passei a liderar o Beco de Ideias, trabalhei muito e dediquei muito tempo no design, produção de conteúdo e muitas vezes desliguei o computador para poder focar mais no celular, onde estava mantendo contato com um futuro membro da equipe ou um parceiro em potencial. Mas não é desse jeito que as coisas vão para frente, é necessário manter uma capacidade mental para lidar consigo mesmo e as mudanças repentinas que aparecem no nosso caminho - dar um tempo à si mesmo é mais que necessário.


3. Quem quer ir longe, leva alguém

Ninguém constrói algo sozinho. É importante manter um bom networking entre pessoas que podem acrescentar alguma coisa que será útil futuramente. Pode ser uma ideia, opinião, feedback sobre seus planos, ou até trabalhar contigo dentro da sua futura empresa. No Beco acontece exatamente assim, é importante manter uma colaboração ao invés de concorrência entre os mesmos, isso faz com que todos tenham interesse e o objetivo de crescerem juntos em prol de um crescimento coletivo e do bem-estar da empresa como um todo.




4. Monetizar o seu blog ainda é útil

Apesar de estar pouco em alta, muita gente ainda mantêm os mecanismos de monetização ativos, principalmente grandes portais de notícias e entretenimento. É isso que alimenta o blog, mesmo que gere uma receita pequena, investir em visibilidade e conquistar parcerias com outras empresas para investir na sua ideia pode trazer grandes benefícios e te colocar no mercado com um caixa maior, uma credibilidade no ramo de negócios estabilizada e um público de potenciais clientes para comprar os produtos que desenvolver e comercializar.




5. Estude outros negócios

Ninguém está na internet sozinho, estudar e analisar outros negócios e empresas podem ser útil para aprimorar a sua ideia de empreendedorismo, saber as suas vantagens, ter uma noção maior sobre a sua posição inicial e como seguir em frente com a mesma. Como CEO na agência, eu me vejo em constante necessidade de me informar e estar atualizado em relação ao mercado digital, as inovações que outros empreendedores realizam e como as empresas estão lidando com o avanço rápido dos usuários na internet. Como empresa, é necessário estar o tempo inteiro informado sobre seu público-alvo e preparado para realizar rápidos testes voltados ao usuários e o bem estar do mesmo com a sua empresa, recomendo o Sprint, é uma boa leitura.

6. Você está mesmo preparado?

Empreender não é fácil, manter-se em constante aprendizado também. Não é apenas ter uma brilhante ideia, reunir amigos que colaboram com ela e fazer, exite um buraco muito mais profundo dentro do empreendedorismo que precisa ser preenchido antes dessa incrível ideia virar um negócio que detenha de lucro e investimentos, visibilidade e público conquistado. O Beco de Ideias tem quase 4 anos e só agora ele começou a gerar conteúdo, mesmo que pouco e uma grande parte ainda não disponível para o público, apenas agora passou a ter parceiros reais que desejam colaborar para os seus passos e o seu futuro. Faça uma autocritica, passe pelo autoconhecimento e descubra seus pós e contras - vai te fazer muito bem.

Preparado para empreender?

Icones: Flaticon
Imagem: Linkedin/Unsplash

4 comentários:

  1. Só tenho a dizer que esse post esta maravilhoso, aplaudindo muito ! Super bem escrito e com muitas informações ricas.
    Não tenho nada a acrescentar mas com certeza vou guardar-lo e passar para outras pessoas.

    All Minimalists

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ana.

      Fico feliz de ter sanado as suas dívidas e poder ter um feedback tão legal.
      Beijos do Deivy!

      Excluir
  2. Gostei bastante das dicas. Está na Internet hoje em dia não é tarefa fácil.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Emerson.

      Estar presente e se manter presente na internet não está sendo muito fácil mesmo, rapidamente os usuários estão indo em busca de mais e mais conteúdo.

      Beijos do Deivy!

      Excluir